(011) 2097-9200      contato@draalinemorgado.com.br    |   

Sim, a pele oleosa também precisa ser hidratada

As características da pele oleosa

Pode ser bastante incômodo passar o dia inteiro com o rosto brilhando, mas isso é, na verdade, uma proteção. As glândulas sebáceas da pele oleosa produzem mais sebo que os outros tipos de pele como forma de defesa natural.

Ainda que o grau de oleosidade seja determinado geneticamente, o estilo de vida também pode influenciar, como alimentação desregrada, descontrole do estresse, exposição solar, etc.

O mito da oleosidade

Quem nunca ouviu falar que a pele oleosa não precisa ou não pode ser hidratada sob pena de ficar mais oleosa? Ou que o uso de hidratantes pode estimular o surgimento da acne e o entupimento dos poros? Na verdade, o primeiro passo é entender o que é oleosidade e o que é hidratação: o primeiro está relacionado ao excesso de sebo, o segundo à quantidade de água na pele. Mas a pele precisa ser hidratada justamente para que o organismo tenha mais água que sebo. Do contrário, ocorre um efeito rebote, que acontece quando a oleosidade é removida em excesso com produtos muito adstringentes ou tratamentos agressivos. Sem sua “hidratação natural”, a pele reage produzindo ainda mais sebo para se proteger. Por isso, a tríade máxima segue firme: limpar, tonificar e hidratar - mas neste caso, com produtos especiais.

O hidratante ideal para a pele oleosa

Como a pele oleosa tem suas peculiaridades, ela precisa ser hidratada com cremes específicos. Para ter sucesso na escolha, é fundamental focar em três fatores:

Textura: toque seco com efeito matificante. Essa textura leve é ótima para disfarçar os poros dilatados e está presente em produtos como sérum, gel ou loção oil-free.

Ação: a ação antioleosidade é importante para absorver o sebo e permitir que a pele fique sequinha - porém macia - o dia todo.

Ativos: fique atento aos ativos de tratamento que estão presentes nas fórmulas dos produtos

Com o cuidado e os produtos certos sua pele pode ficar sempre limpa e saudável. Procure manter uma rotina de cuidados pela manhã e também à noite, antes de dormir. Esses hábitos simples colaboram para que a pele esteja sempre protegida contra as agressões externas.

Fonte: Medical Site

03 de Setembro de 2020